Do Blockchain ao Tangle

Sabia que o encontro do mundo da Internet das Coisas (IoT) com o do Blockchain criou um novo universo de possibilidades de registro de dados? Quer descobrir como? Vamos lá!

Como vimos no artigo Blockchain e o registro inteligente do passado, a Tecnologia Blockchain nos permite fazer um registro inviolável de dados usados em operações digitais, sendo a criptomoeda Bitcoin a primeira aplicação. Nesta continuação, vamos ver como a IoT se juntou à Tecnologia Blockchain para resolver o alto custo computacional e ainda formar novas soluções ainda mais inteligentes de registros do passado.

Como a imprensa vem noticiando, a mineração de criptomoedas gasta uma quantidade extraordinária de energia, fazendo com que se abra a discussão sobre sua sustentabilidade. Por esse exato motivo, vou manter a discussão sobre a ideia dos registros digitais da Tecnologia Blockchain, mas deslocá-lo para outra abordagem, chamada de IOTA Tangle. IOTA é o nome dado à criptomoeda para Internet das Coisas e Tangle (Emaranhado) é como foi chamada a sua tecnologia de registro de transações.

Segundo os artigos que fundamentam o IOTA Tangle, como os registros são organizados em forma de árvore através de grafos acíclicos e assíncronos, eles são mais rápidos, mais confiáveis e não necessitam mineração (e seus custos), como ocorre no Blockchain. Os artigos ainda demonstram que a confiabilidade é mais alta porque, além da criptografia, as transações são confirmadas pelos nodos vizinhos, escolhidos com base na estatística de transações ocorridas entre eles. Há dezenas de posts no blog da IOTA explicando os diversos aspectos de funcionamento. Para mais detalhes em português veja o artigo principal que foi traduzido, além de um site brasileiro dedicado ao IOTA.

De um ano para cá, IOTA tem sofrido um crescimento exponencial cada vez mais sendo utilizado para registros de dados não só no mercado financeiro, mas também em ferramentas de software e gerenciamento de IoT na indústria, telecomunicações, universidades, cidades e outras organizações. Veja o infográfico a seguir, publicado no twitter em 5 de agosto de 2018:

Toda semana há notícias sobre novas aplicações e eventos relativos ao IOTA Tangle. Normalmente são novidades dentro dos verticais de ação da Fundação IOTA: mobilidade, negócios globais, IoT industrial, saúde e energia.

Por todos esses fatores de sustentabilidade, confiabilidade e gigantesco potencial de crescimento é que escolhemos IOTA Tangle para uso em nossas aplicações. Mas não vamos ficar só na teoria. No próximo post mostraremos um exemplo prático e didático de como o Tangle pode ser usado em IoT. Aguarde…

About the author: Daniel Muller