Sistemas Inteligentes

Monitoramento: acompanhamento de índices

Caso sua necessidade seja por monitoramento de sistemas, sejam para alertas de índice de segurança, de anomalias no comportamento dos dados recebidos, a Conexum pode treinar sistemas para reconhecer os fatores de risco. Neste sentido, podemos fazer uso de Inteligência Artificial para identificação de desvios.

Análises: agrupamentos, classificação, reconhecimento

Mas os dados também podem ser utilizados em análises. Por exemplo, podemos identificar padrões através de agrupamentos (clustering) de dados similares. Este tipo de identificação é muito útil para reconhecer diferentes comportamentos, materiais, formas, etc (sinais, dados de sensores, etc). Dependendo da natureza dos dados, as análise podem ocorrer em uma, duas, três ou mais dimensões para permitir uma divisão adequada dos grupos identificados. Caso as análises envolvam grupos conhecidos, podem ser adicionados sistemas classificadores, que permitem a identificação dos grupos.

Dentro desta linha de análise, também podem ser feitos reconhecimento de padrões de imagens, textos, sinais, entre outros. Para estes tipos de agrupamentos, classificação e reconhecimento, também usamos técnicas de Aprendizado de Máquina.

Controle: automação e precisão

Em sistemas robóticos (materiais ou digitais) precisamos ter controles de acionamento de dispositivos, dentro da filosofia sensor-controlador-atuador. O que se espera na indústria 4.0 é sempre o controle com regras inteligentes. Para tanto, a Conexum desenvolve sistemas usando técnicas como Lógica Fuzzy, Algoritmos Genéticos e Redes Neurais Artificiais para implementação do controle inteligente. Diferente de sistemas com valores fixos, o controle inteligente permite a construção de sistemas adaptativos, que unem tolerância a falhas com aumento de precisão.

Para mais detalhes, entre em contato!